quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Anacleto Augusto de Medeiros

Anacleto de MedeirosNa seção Acervos e Pesquisa/Música do Instituto Moreira Salles, encontramos recentememte na sua subseção Interlúdio/Colaborações, um precioso artigo intitulado Anacleto: o maestro das bandas e do choro. O artigo foi escrito por André Diniz, conhecido historiador da música brasileira e autor de O Rio musical de Anacleto de Medeiros, um mestre do choro, Almanaque do choro e Almanaque do Samba, ambos publicados pela editora Jorge Zahar.

Formado no Conservatório de Música - primeira escola pública de música do Império, hoje Escola de Música da UFRJ -, ao sair dela em 1896, e já famoso como maestro no Rio de Janeiro, Anacleto de Medeiros fundou a Banda do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, que ficou famosa sob sua direção e, em pouco tempo passou a se destacar das demais de sua época. A banda foi a principal agremiação musical do Rio de Janeiro até o início dos anos de 1920. O papel desempenhado pela banda na formação musical brasileira, sob o comando de Anacleto, pode ser ilustrado por várias de passagens históricas como a gravação de inúmeros cilindros e discos 78rpm que foram produzidos na Casa Edison, primeira gravadora brasileira, fundada em 1902 por Fred Figner.

Escola de Belas ArtesCompositores, cantores, arranjadores, maestros e instrumentistas do porte de Radamés Gnattali, Heitor Villa-Lobos, Jacob do Bandolin, Pixinguinha, Waldir Azevedo, Altamiro Carrilho, Vicente Celestino, Paulo Tapajós, Rogério Duprat, Antonio Augusto nos oferecem uma amostra significativa de sua lavra.

Para conhecer um pouco da memória do mestiço Anacleto Augusto de Medeiros, leia o artigo de André, disponível no IMS, clicando aqui.

Rádio IMS

Ouça na Rádio IMS o programa especial em homenagem a Anacleto de Medeiros, a entrevista de André Diniz e a seleção musical com arranjos e regência de Rogério Duprat.

Músicas do programa

"Iara" (Anacleto de Medeiros)
"Terna Saudade" (Anacleto de Medeiros)
"Cabeça de Porco" (Anacleto de Medeiros)

Fotos: Escola de Música UFRJ e Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário: