segunda-feira, 29 de outubro de 2007

The International Music Score Library Project (IMSLP)

International Music Score Library Project (IMSLP)O recém-nascido media wiki de compartilhamento de partituras INSLP.org - "sister" do site PianoSociety.com - encerrou suas atividades. O wiki era um grande repositório de partituras grátis, em domínio público, para onde os arquivos eram carregados, pelos próprios usuários que também podiam baixa-los.

Aparentemente partituras de Béla Bartók, e de outros compositores cujos direitos autorais pertenceriam à Universal Edition, tradicional casa editora de música fundada em Viena, em 1901, foram carregadas para o site e baixadas pelos seus usuários, fato que incomodou os proprietários das obras que se sentiram prejudicados em seus interesses e acusam o IMSLP de quebra de copyright.

De fato, muitos usuários carregaram para o wiki composições protegidas por copyright, a exemplo de trabalhos de Béla Bartók, cujas obras estão protegidas por copyright, nos USA. Muitos outros importantes compositores que estavam em Public Domain (PD) no Canadá, onde está hospedado o IMSLP, mas que ainda estão protegidos nos USA, no Brasil e em outros países, eram disponibilizadas no IMSLP, não obstante os avisos emitidos pelo wiki alertando os usuários sobre essa peculiaridade jurídica. Essa bliblioteca digital de partituras compartilhou com seus usuários durante os últimos meses um crescente número de obras de compositores que pertencem a porta-fólio comercial de publicadores de música impressa. Muitas das obras distribuídas pelo IMSL debaixo de licenças Creative Commons, eram propriedade de tradicionais editoras de música impressa que ainda comercializam as partituras impressas, em venda direta ou através de "dealers" pela internet ou que revendem os seus produtos no comércio tradicional nas grandes cidades.

A Sibley Music Library - Eastman School of Music da University of Rochester (USA)A Sibley Music Library que pertence a Eastman School of Music da University of Rochester (USA), mantém na internet um repositório de partituras (grátis), nos USA, com trabalhos de compositores em domínio público que podem ser ser carregadas e baixadas - para uso privado -, pelos usuários cadastrados do site. Contudo, o responsável pela biblioteca digital, Jim Farrington, tem o cuidado de não disponibilizar obras de autores que aínda estão sendo comercializadas. Conheça a biblioteca digital de música Sibley Music Library.

Para entender o imbróglio em que se envolveu o IMSLP clique aqui e leia o comunicado feito pelo responsável pelo wiki (em inglês ou italiano). Para quem não conheceu o wiki, há no Google uma imagem da página principal armazenada no "cache". Veja-a clicando aqui.

Conheça outros projetos similares que estão em pleno funcionamento: Mutopia, Choral Public Domain Library, Werner Icking Music Archive.

Nenhum comentário: