sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Chiquinha Gonzaga

Chiquinha Gonzaga - foto Biblioteca NacionalHá 160 anos, nascia em 17 de outubro de 1847, no Rio de Janeiro, Francisca Hedwiges de Lima Neves Gonzaga. Compositora, regente, pianista, é considerada uma das fundadoras da MPB. Em comemoração ao acontecimento, o site da compositora Chiquinha Gonzaga foi atualizado, apresentando um documentário raro sobre a sua história: 500 anos de História do Brasil - Chiquinha Gonzaga, a primeira maestrina brasileira (de Fernando Morais, edição para o site por Wandrei Braga, webeditor do site).

Depoimentos valiosos de grandes nomes da música, teatro, musicólogos, pesquisadores e principalmente da biógrafa de Chiquinha, Edinha Diniz estão disponíveis no site. Esta é a primeira de uma série de atualizações do site que irão complementar as informações sobre Chiquinha, inclusive, em breve: partituras, trechos de gravações, entrevistas, etc. Clique aqui para visitar o site oficial da maestrina carioca.

Foto: Fundação Biblioteca Nacional

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Jayme

Ainda bem que alguém também se lembrou dessa efeméride ralativa a nossa grande maestrina Chiquinha Gonzaga.

Aqui em Fortaleza eu também estou homenageando Chiquinha Gonzaga no meu programa "Sempre aos Domingos", o qual vai ao ar neste dia 21 de outubro de 2007 a partir das 7 da manhã.

Como aqui no Ceará não tem horário de verão, onde tiver o horário, para quem quiser conferir aqui pela Net, dever acessar www.radiouniversitariafm.com.br a partir das 8 da manhã.

Saudações musicais.

Nelson Augusto.

ePartitura disse...

Oi Nelson Augusto,

Agora estou ouvindo a ZYC 407 Rádio Universitária FM 107,9 Mhz. Ficarei ligado nela, domingo dia 21/10/2007, para apreciar o seu programa "Sempre aos Domingos", a partir das 7 da manhã.

Obrigado por seu comentário.

Saudações Musicais,

Jayme Luna