terça-feira, 23 de outubro de 2007

160 anos de Chiquinha Gonzaga

Foto: Rádio USP FMEm continuidade das comemorações pelos 160 anos nascimento de Chiquinha Gonzaga, a mulher ousada que sacudiu a cidade do Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX com sua música, encontramos no YouTube dois vídeos e um programa de radiofônico que julgamos merecedor de atenção. O primeiro vídeo, bem conhecido de todos, é a abertura da minissérie "Chiquinha Gonzaga", da Globo que retrata a Guerra do Paraguai e a vida da popular compositora, com direção de Jayme Monjardim e o tema da abertura e a trilha sonora composta Marcus Viana. O violinista mineiro realizou extensa pesquisa sobre a música brasileira de 1845 a 1935 e sobre a obra de Chiquinha, recriando musicalmente o clima da época. No site oficial do compositor - que também tem uma gravadora a Sonhos & Sons -, pode-se ouvir na seção Áudio e Vídeo, ainda, a composição Bionne (Adeus) de Chiquinha Gonzaga, e que faz parte do CD Marcus Viana e Maria Teresa Madeira - Chiquinha Gonzaga.



O segundo vídeo, é uma apresentação do violeiro Cacai Nunes. Cacai Nunes é de uma geração de músicos que buscam inspiração notradicionalismo para desenvolver uma linguagem contemporânea. No vídeo, Cacai explora as possibilidades do instrumento adicionando nova sonoridade à composição de Chiquinha. Conhecido desde 1895, quando foi lançado na opereta-burlesca "Zizinha Maxixe", o tango "Corta-Jaca", tem o título original de "Gaúcho".



Finalmente, o programa da Rádio USP FM que resgata a obra de artistas que tornaram a música popular brasileira admirada em todo o mundo, levado ao ar em 26/04/2007, enquadra-se perfeitamente nas comemorações dos 160 anos de Chiquinha Gonzaga. Algumas das músicas que estão no programa: Abre Alas, Gaúcho (Corta Jaca), Pudesse Esta Paixão, Atraente, Ismênia, Suspiro e Lua branca. Clique aqui para ouvir o excelente programa Olhar Brasileiro, produção e apresentação do professor e pesquisador musical, Omar Jubran.

Foto: Rádio USP FM

Nenhum comentário: