sábado, 22 de setembro de 2007

Songs & Dances of Latin America – World’s Favorite Nº 16

Songs & Dances of Latin America – World’s Favorite Nº 16Editado por Albert Ganse, este songbook com 160 páginas, publicado por Ashley Publications, Inc., apresenta consagradas músicas do cancioneiro espanhol e da América Látina, tais como: A Media Luz de Emilio Donato, Cielito Lindo de Carlos Fernandez, La Cucaracha (tradicional canção mexicana), La Cumparsita de G. Matos Rodriguez, La Paloma de Sebastian Yaradier, La Violetera de José Padilha. Este álbum também tem muitas outras músicas que fazem parte do repertório pianístico: Tango in D de Albemiz, Spanhis Dance Nº5 de Moritz Moszkowski, Toreador Song from Carmem de Bizet.

Entretanto, neste songbook aparecem duas composições de dois importantes compositores cariocas que nos interessam, em particular, e que são a razão de ser deste artigo.

Dengozo de Ernesto NazarethA primeira peça é Dengozo, um maxixe, cuja autoria é atribuída a Ernesto Nazareth e aparece nas páginas 136 a 139 do songbook. Ela é, ressalvando-se as cifras inseridas na pauta da melodia, uma cópia idêntica de outra partitura publicada, em 1914, por Jerome H. Remick (atual Warner Chappell Music) e faz parte da Coleção de Partituras da Duke University. Entretanto, na partitura do songbook omitiu-se o crédito do arranjo de Ribé Denmark. Outro detalhe na partitura do songbook é o nome do autor grafado como ERENESTO NAZARETH. Outrossim, a partitura do songbook tem Copyrigth 1962 by Asheley Publications Inc., contudo a partitura localizada em Duke University está em domínio público no Brasil, USA, e Canadá, haja vista que sua publicação foi em 1914, e pode ser baixada aqui.

Dados bibliográficos da partitura em Duke University

Título: Dengozo; Maxixe tango; Musica Creole
Criador: Nazareth, Ernesto, 1863-1934
Criador: Danmark, Ribe
Criador: Starmer
Publicador: Jerome H. Remick, 1914
Coleção: Duke University

Esmeralda de Carlos de MesquitaA segunda das composições é a valsa Esmeralda de Carlos de Mesquita (1) e aparece nas páginas 116 e 117 do songbook. Esta partitura, exceto pela inserção de cifras na pauta da melodia, e pela supressão de duas páginas existentes na edição original, é uma cópia fiel da partitura completa (4 páginas), publicada com o título de Chanson de la Esmeralda por Henry Lemoine et Cie., em 1900, em Paris. A versão impressa por Henry Lemoine possui o título de Deux Adaptations Musicales par Carlos de Mesquita e compreende duas peças: Nº1 Les Etoiles (3 páginas) e Nº2 Chanson de la Esmeralda (4 páginas). A partitura contida no songbook tem Copyrigth 1962 by Asheley Publications Inc., mas a partitura localizada em Sibley Music Library está em domínio público nos USA e Canadá, haja vista que foi publicada antes de 1923, e pode ser baixada aqui.

Dados bibliográficos da partitura em Sibley Music Library

Título: Deux Adaptations Musicales; para voz e piano; com poesia em francês
Criador: Mesquita, Carlos de, 1864-1953
Criador: Vacquerie, Auguste, 1819-1895
Criador: Hugo, Victor, 1802-1885
Publicador: Paris, Henry Lemoine et Cie.
Coleção: Music Scores, Sibley Music Library, Univ. of Rochester

Nota (1): Carlos de Mesquita (1864-1953) foi um importante compositor, pianista, organista e regente brasileiro. Com 11 anos já fazia apresentações públicas, ao piano, e com apenas 13 anos foi para Paris onde iniciou sua educação musical no Conservatório de Paris, onde estudou harmonia com Émile Durand, contraponto, fuga e composição na classe de Jules Massenet, piano com Antoine-François Marmontel e órgão com César Franck, substituindo-o, inclusive, várias vezes como organista auxiliar na Igreja de Santa Clotilde, em Paris. Em 1882, no Conservatório de Música (hoje Escola de Música da UFRJ) do Rio de Janeiro, ocupou a cadeira de harmonia e contraponto. Francisco Braga foi um de seus alunos. Em 1887, com Leopoldo Miguez, criou a Sociedade de Concertos Sinfônicos. Apresentou no Rio de Janeiro, em primeira audição, obras de Alberto Nepomuceno, Leopoldo Miguez e Francisco Braga. Também revelou para o público carioca obras dos mestres da nova escola francesa: Jules Massenet, Léo Delibes, Saint-Saëns e outros. Sobre este importante compositor brasileiro e sua irmã, a pianista Amélia de Mesquita. falaremos mais detalhadamente em um outro post.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Jayme,
Eu vi este texto no dia em que foi postado, mas só a agora o comento (desculpe a demora). Este álbum já apareceu no e-bay algumas vezes, mas nunca o comprei. ´Foi lá que você o conseguiu? Parabéns pela aquisição, gostei de saber que, além do Dengozo, este álbum contém a valsa Esmeralda do Carlos de Mesquita, que eu não conhecia.
Você poderia me enviar o Dengozo por e-mail por favor?


Um grande abraço,
Alexandre
P.S. O professor Aloysio de Alencar Pinro faleceu hoje, eu tenho enorme admiração por ele...

ePartitura disse...

Oi Alexandre,

Eu comprei em NYC há muitos anos... Estou enviando Dengozo e Esmeralda para seu e-mail. Se desejar alguma outra partitura desse songbook me fale que eu escaneio e envio para você.

Eu também admiro muito o professor Aloysio e estou triste com o seu falecimento.

Um grande abraço,
Jayme