sábado, 15 de setembro de 2007

A Biblioteca Digital da Escola de Música - UFRJ

Escola de Música - UFRJ - Fonte: Jeff Belmonte - http://www.flickr.com/photos/jeffbelmonte/107171296/
O Conselho Regional de Biblioteconomia - 7ª Região, noticiou hoje o lançamento da Biblioteca Digital da Escola de Música da UFRJ. A Biblioteca Digital será inaugurada em evento que será realizado no dia 27 próximo, às 18:30h, na sede da Escola de Música da UFRJ. Durante o acontecimentoo será feita uma demonstração do acervo digitalizado e os recursos disponíveis para os pesquisadores. A partir de então todos os manuscritos e documentos digitalizados poderão ser consultados, reproduzidos e impressos pela Internet. Esse importante acervo musical da América Latina, é constituido de obras raras do século XV ao XVIII, manuscritos autógrafos de alguns dos principais compositores brasileiros, documentos históricos, periódicos e iconografia.

Um dos setores mais e ricos do acervo pertencente a Biblioteca Alberto Nepomuceno é o de manuscritos musicais. Abrange obras desde o século XVIII até o XXI. O grande destaque é, sem dúvida, a coleção de obras do padre José Maurício Nunes Garcia, que se constitui na maior do país. Outros compositores têm presença marcante no acervo como Francisco Manuel da Silva, Carlos Gomes, Leopoldo Miguez, Henrique Oswald, Alberto Nepomuceno, Francisco Braga e Glauco Velásquez, constituindo um verdadeiro painel da história da música no Brasil. Autores estrangeiros também se fazem presentes, especialmente portugueses e italianos como José Joaquim dos Santos , Marcos Portugal e Saverio Mercadante, este último presente com um manuscrito autógrafo dedicado ao Imperador D. Pedro II. Outra coleção de destaque é a dos teatros do Rio de Janeiro, que incluem cópias manuscritas das óperas que foram apresentadas na cidade durante o século XIX.

André Cardoso, Diretor da Escola de Música da UFRJ, anunciou que a digitalização de 3.500 páginas do acervo da Biblioteca Alberto Nepomuceno, disponíbilizará a consulta, através de moderna tecnologia digital para pesquisadores do mundo inteiro através da Internet. Foram selecionados vários manuscritos autógrafos de compositores brasileiros supracitados além de Alexandre Levy, Henrique Alves de Mesquita, Francisco Valle, Villa-Lobos, a Coleção Guilherme de Mello completa - que abrange modinhas e música de salão dos séculos XVIII e XIX -, documentos autógrafos (cartas e bilhetes de Brahms, Liszt, Wagner, Rossini e vários brasileiros, entre eles Pixinguinha e Donga), e mais os oito primeiros volumes da Revista Brasileira de Música, iconografia e obras raras (tratados dos séculos XVI e XVIII).

Para se ter uma idéia de como funcionará essa biblioteca digital, basta visitar a seção de partituras da Biblioteca Nacional e selecionar um dos gêneros musicais disponíveis: dobrados, galopes, gavotas, habaneras, jongos, jotas, mazurcas, minuetos, polkas, polonesas, quadrilhas, sambas, schottish, tangos, tarantelas e valsas. A tecnologia utilizada nessaa seção de partituras da Biblioteca Nacional é a mesma que será utilizada na Biblioteca Digital da Escola de Música da UFRJ.

Para visualizar as partituras e pesquisar o acervo da Biblioteca Nacional é preciso instalar o plug-in DocPro que pode ser baixado grátis no site da FBN ou no site do desenvolvedor da aplicação. O DocPro permite a visualização de biblotecas digitais online e permite a pesquisa pelo texto nas imagens dos documentos. Esse plug-in utiliza a tecnologia cliente/servidor chamada metaframe que foi desenvolvida pela Citrix.

Fontes da matéria: 1. FBN 2. DocPro 3. Citrix 4. Conselho Regional de Biblioteconomia da 7ª Região

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Jayme,
E aí, será que a biblioteca virtual já está funcionando? Ainda não consegui acessar nada..

Um abraço,
Alexandre

ePartitura disse...

Oi Alexandre,

Tá funcionando sim! Por favor, confira o contéudo no endereço abaixo:

http://www.musica.ufrj.br

[]'s

Jayme