quinta-feira, 24 de maio de 2007

Scott Joplin - O Rei do Ragtime

Scott Joplin (MPI/Getty Images)
O Compositor

Scott Joplin, compositor e pianista americano. Considerado um dos três mais importantes compositores de ragtime ao lado de James Scott e Joseph Lamb.

Pleasant Moments: Ragtime Waltz

Neste post estão disponíveis duas gravações para piano de rolo. Um gravação é da Connorized (1), de acordo com a informação encontrada na Wikipedia (2). A outra gravação não sabemos a quem atribuir, haja vista que no site (3) onde a encontramos não foi informado a fonte. A gravação de Connorized, foi feita pelo próprio Scott Joplin que em abril, maio e junho de 1916, gravou sete rolos. O sexto rolo, Pleasant Moments, foi anunciado no catálogo da Connorized, mas, nenhuma cópia foi encontrada nos últimos 90 anos. Só agora localizou-se uma cópia (4). Comparamos as duas gravações e achamos que a versão atribuída a Connorized é superior a encontrada em Classici Stranieri.

Pleasant Moments: Ragtime Waltz (Connorized) -> mp3 - partitura (fonte: Classic Ragtime Piano)

Maple Leaf Rag

Localizamo no site da NPR (5) duas gravações para piano de rolo (uma editada e outra não editada). Segundo comentário no site, esta é uma gravação que o próprio compositor fez para a Connorized, em abril de 1916. Ainda segundo a NPR, a performance de Joplin é fraca e ele foi melhor compositor do que pianista.

Também encontramos uma gravação da compositora e pianista inglesa Vera Guilaroff que viveu em Montreal. A performance é bastante ligeira (6).

Há no site da Biblioteca do Congresso Americano (7), um compact disc (CD)intitulado "The Robert E. Lee" com uma gravação de Maple Leaf Rag, com Bob Milne ao piano.

Baixe Maple Leaf Rag (Piano Roll) -> mp3 - partitura

Baixe Maple Leaf Rag (Vera Guilaroff) -> mp3

The Entertainer

Baixe a partitura de The Entertainer (Johns Hopkins University Levy Collection). Também está disponível na Biblioteca do Congresso uma gravação (mp3) de The Entertainer (8).

Scott Joplin's New Rag

Encontramos um gravação desta música feita por Jazz Classics e que foi transcrita a partir de uma gravação para piano de rolo (9).

Baixe Scott Joplin's New Rag -> mp3 - partitura

Solace: A Mexican Serenade

Há en NPR um gravação de Joshua Rifkin, um pianista, musicologo e expert em música barroca, feita em 1972 para a gravadora Nonesuch (10).

Baixe a partitura de Solace: A Mexican Serenade (fonte: Classic Ragtime Piano)

20 Original Piano Rolls

Esta é a lista com 20 gravações para piano de rolo, segundo a informação contida no site Classici Stranieri, mas que desconhecemos a autoria dos rolos. Elas podem ser modificadas e distribuidas conforme licença Creative Commons (11):

The Entertainer
Pine Apple Rag
Reflection Rag
The Ragtime Dance
Sugar Cane
Combination March
Elite Syncopations
A Real Slow Rag
Paragon Rag
Scott Joplin's New Rag
Solace
Paecherine Rag
Rose Leaf Rag
Swipesy
The Sycamore
Stoptime Rag
The Silver Rag
Original Rags
Pleasant Moments
Scott Joplin's Best Rag

Baixe Original Piano Rolls (20 gravações) -> mp3

Links

No blog MetroBase há um post com o disco "Scott Joplin's Greatest Hits" do pianista Richard Zimmerman (Legacy International, 1994). Confira aqui.

Notas:

(1) Connorized Music Co.
(2) Wikipedia
(3) Classici Stranieri
(4) Pianola
(5) NPR
(6) Joplin anotava nas partituras recomendações a respeito da velocidade de execução de suas composições, com expressões tais como: "Do not play this piece fast. Composer.", "It is never right to play Ragtime fast", "Not fast", "Play a little slow" .
(7) CD disponível para download na Biblioteca do Congresso Americano
(8) Há duas faixas adicionais no CD supracitado: St. Louis Rag (Tom Turpin) e Ouverture de la Grande Rodent (B. Milne), ambas com Bob Milne ao piano.
(9) Biblioteca do Congresso Americano - Transcribed from Piano Roll (courtesy of Jack Whitstance).
(10) Minnesota Public Radio
(11) Creative Commons

Nenhum comentário: