Alexandre G. de Almeida (1860-1920), também conhecido como Xandico, célebre compositor e pianista brasileiro. Em um artigo publicado na Revista Musical Brasileira N. 5, no capítulo "O piano e os pianeiros", cujo trecho é reproduzido abaixo, o Prof. Aloisio de Alencar Pinto faz referência ao célebre pianista Xandico, apelido do compositor Alexandre G. de Almeida:
"Brasílio Itiberê, na sua famosa conferência Ernesto Nazareth na Música Brasileira, descreve com uma verve extraordinária o que era a figurinha desses músicos populares, e esclarece:
Esse pianeiro carioca teve um relevo e uma função social muito importante nesse velho e ditoso 1900. Ele era o pivot de todas as cerimônias sociais: bailes, batizados, aniversários casamentos. Esse pianeiro, dengoso e macio, por quem as meninas se apaixonavam e que tocava a Dalila, é uma tradição que desapareceu. A técnica brutal de percussão do piano de jazz deturpou e matou o último pianeiro carioca." E conclui: "Só quem ouviu tocar um Aurélio Cavalcanti, o Porfírio da Alfândega, o Chirol, o Garcia Cristo, ou o Xandico, — pode ter uma idéia bem nítida de que foram esses beneméritos e analisar a importância de sua função social."
Partituras disponíveis
01. Chile - Brazil
02. Carinhosa
03. Pretenciosa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário