terça-feira, 1 de maio de 2007

Compositoras Brasileiras (Primeira Parte)

Georgina Erismann, Chiquinha Gonzaga e Luiza Leonardo
As partituras que apresentamos neste post fazem parte da série que denominamos "Compositoras Brasileiras". As partituras pertencem aos acervos da Biblioteca Nacional, do Arquivo Municipal de Salvador e do Instituto Feminino da Bahia. Elas podem ser encontradas nos sites da FBN e do Núcleo de Estudos Musicais da Bahia (NEMUS). Os discos 78 rpm encontramos no Instituto Moreira Salles.

A compilação das partituras é fruto do trabalho do autor do blog que pesquisou obras de compositoras brasileiras do século XIX e início do século XX, impressas pelas casas editoras brasileiras. Duas das dezesseis compositoras que incluimos nesta serie inicial são conhecidas: Luiza Leonardo Boccanera e Georgina Erismann.

Luíza Leonardo, nasceu no Rio de Janeiro e viveu os últimos anos em Salvador. Foi bisneta da Viscondessa de Nassau, filha de Carolina de Oliveira Leonardo e Vitorino José Leonardo - professor de música no Instituto Benjamin Constant e afinador da Casa Artur Napoleão e do Paço Imperial. Há um verbete na Enciclopédia da Música Brasileira (1) dedicado a ela. Quem quiser saber mais sobre Luiza Leonardo deve visitar o site A Mulher na Literatura.

Georgina de Mello Erismann, nasceu em Feira de Santana, cidade próxima de Salvador, poetisa, compositora e concertista, autora do Hino à Feira. Encontramos duas composições dela no acervo do IMS: Seresta na voz de Olga Praguer Coelho (Victor/1936, AHF); e Moreninha com Jorge Fernandes (Columbia/1937-38, AHF). Desta última música localizamos mais dois discos, também com Jorge Fernandes, gravados pela Continental. Em um deles (AJRT) consta a informação de que o acompanhamento é da Orquestra do Maestro Gaó.

Sobre Olga Praguer Coelho e Jorge de Oliveira Fernandes há igualmente um verbete na enciclopédia citada acima e uma referência ao cantor na literatura musical de Mário de Andrade (2):

“Também o sr. Jorge Fernandes (conf. Banzo, Odeon 4692) com sua voz tão simpática, como nasal não apresenta caracteres eficientemente nacionais”.

Para baixar as partituras e os discos incluídos na primeira parte da série "Compositoras Brasileiras" clique em: Parte 1a, Parte 1b, Parte 1c , Parte 1d, Parte 1e e Parte 1f

Notas: (1) Enciclopédia da música brasileira: popular, erudita e folclórica - 3ª ed. - 1ª riem. - São Paulo : Art Editora : Publifolha, 2003; (2) A música popular brasileira na vitrola de Mário de Andrade / texto pesquisado e comentado por Flávia Camargo Toni. - São Paulo : Editora Senac. São Paulo, 2004.

Fontes das fotos das compositoras:
arquivo de Ivana Pitombo (Georgina Erismann), Biblioteca Nacional (Chiquinha Gonzaga), A Mulher na Literatura (Luiza Leonardo).

Legendas:
AHF - Acervo Humberto Franceschi; AJRT - Acervo José Ramos Tinhorão).

Aviso: as partituras e os arquivo de áudio são para uso privado em estudo musical e em trabalhos escolares, não sendo tolerado seu uso em publicações de natureza comercial sem o consentimento do autor.

Nenhum comentário: