terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Edward Elgar

Fonte foto: Elgar Foundation http://www.elgarfoundation.org/150_fr.htmPara celebrar o 150º aniversário de nascimento de Edward Elgar a BBC - Radio 3 divulgou uma série em seu site com algumas músicas e textos sobre a vida do compositor britânico. Elgar é principalmente conhecido pelas Marchas de Pompa e Circunstância (1901). Após compô-las, foi-lhe pedido para adaptar a letra de A. C. Benson para uma Ode à Coroação do Rei Eduardo VII de Inglaterra. O resultado foi Land of Hope and Glory. A sua Sinfonia No. 1 (1908) foi cem vezes tocada no primeiro ano. Com a chegada da I Guerra Mundial, a música de Elgar ficou um pouco fora de moda, e, depois de ficar viúvo em 1920 pouco mais compôs. Pouco antes de falecer compôs o magnífico e elegíaco Concerto para Violoncelo. Talvez isto sugira que Alice Elgar era a sua principal influência e impulsionadora do seu êxito.
No fim da vida iniciou uma ópera e aceitou a proposta da BBC para compor uma Terceira Sinfonia. Esta encomenda foi persuadida pelo seu amigo George Bernard Shaw, a quem Elgar tinha dedicado a obra Severn Suite. A sua doença terminal impediu-o de a completar mas os esboços que deixou permitiram a Anthony Payne completá-la ao estilo do compositor (1). Clique nos títulos das músicas para ouvir o áudio (completo). Você precisa do Real Media Play (2).

Músicas da Seleção
  1. Cello Concerto

  2. Piano Concerto

  3. Enigma Variations

  4. Sea Pictures

BBC - Radio 3

Visite o site da BBC - Radio 3 para saber mais sobre o compositor de "Pomp and Circumstance".

Nota: (1) texto reproduzido da Wikipedia; (2) os arquivos de áudio, para ouvir (streaming), estão no formato RAM. O download de arquivo MP3 ou similar não está disponível;

Nenhum comentário: