quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Aloysio de Alencar Pinto

fonte da capa do CD: http://www.tv.nce.ufrj.br/musica.phpSarau de Sinhá

Esta é famosa suite de danças brasileiras de autoria de Aloysio de Alencar Pinto, com o Duo Pianístico da UFRJ, Sonia Maria Vieira e Maria Helena de Andrade. Aloysio de Alencar Pinto (pianista, folclorista e compositor) nasceu em Fortaleza (CE) em 3 de fevereiro de 1912 (1). Foi aluno de Barrozo Netto, no Rio de Janeiro, e realizou curso de especialização em Paris com Orlov e Casadesus. Compôs música orquestral e peças para piano. Atuou por muitos anos no Instituto Nacional do Folclore. É sucessor de Furio Franceschini na Cadeira n. 28 da Academia Brasileira de Música (2).

Playlist

01- Schottisch
02- Polka
03- Romance
04- Contradança
05- Valsa
06- Noturno
07- Capricho
08- Lundu
09- Recitativo
10- Galope
11- Dobrado
12- Embolada
13- Seresta
14- Candomblé
15- Seresta op. 1
16- Tango
17- Lundu
18- Congada

A propósito deste divertimento coreográfico do professor Aloysio, achei interessante transcrever parte do texto que encontrei no Laboratório de Composição Musical da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) (3).

Na ocasião, entrei em contacto com Aloysio de Alencar Pinto, pianista e compositor que tinha sido um dos professores de Gerardo, e com Mercedes Reis Pequeno, diretora da Seção de Música da Biblioteca Nacional. Aloysio me adiantou que o repertório para piano a quatro mãos existia e não era pequeno. Para exemplificar, tocou, com Irany Leme, excelente pianista, muito sua amiga, que participava do encontro, uma obra que tinha escrito recentemente. O título: SARAU DE SINHÁ. A peça, com meia hora de duração, era um divertimento coreográfico sobre cenas de um sarau no Rio antigo, cujo enredo era de autoria de Guilherme de Figueiredo, o autor de “A Raposa e as Uvas”.

Em 2005, o programa Música e Músicos do Brasil, na Rádio MEC FM, homenageou compositor cearense, recentemente falecido. Com produção e apresentação de Lauro Gomes, o programa teve a participação dos pianistas Alexandre Dias e Maria Teresa Madeira tocando o Sarau de Sinhá, e seu arranjo/transcrição do ragtime Pianola de Sinhô (4).

Visite o site TV NCE Musical para ouvir a suite completa.

Notas: (1) Alexandre Dias fez um correção: ele nasceu em 1911; (2) www.abmusica.org.br;
(3) www.compomus.mus.br; (4) www.sovacodecobra.com.br

Nenhum comentário: