quarta-feira, 25 de abril de 2007

E. A. MacDowell: Peças para Piano

Edward Alexander MacDowell(1860-1908), pianista e compositor americano muito popular em sua época, foi um dos primeiros compositores norte-americanos que alcançou fama internacional. Estudou no Conservatório de Paris, estudou piano com o professor Siegmund Lebert, no Conservatório de Stuttgart. Lebert foi autor de um célebre
"Grande Mëthode du Piano" (1) e foi professor da pianista brasileira Guiomar Novaes (2). Posteriormente, estudou composição e teoria musical com KarlHeymann (3) no Conservatório de Hoch, em Frankfurt, onde recebeu lições de composição com Joachim Raff. Ele foi encorajado por Franz Liszt durante os anos que passou na Europa até seu retorno aos Estados Unidos em 1888, onde obteve sucesso como professor, pianista e compositor, exercendo a função de primeiro Professor e fundador do Departamento de Música da Universidade de Columbia, cargo que manteve até 1904, poucos anos antes de seu falecimento por problemas mentais. MacDowell escreveu muitas peças para piano solo, inspiradas nos contos de fadas, na natureza, e em particular, na zona rural da Nova Inglaterra. Encontramos 123 referências a composições de MacDowell no catálogo da biblioteca da Universidade de Columbia. A primeira das quatro sonatas de MacDowell para piano, Sonata Tragica, Opus 45 em Sol Menor, foi composta em 1892/1893 e a avant-premiére ocorreu em 1893, Chickering Hall em Boston, tendo como solista o próprio compositor. A sonata foi apresentada em NYC (1895) no Madison Square Garden Concert Hall, e foi publicada pela primeira vez (1893) por Breitkopf & Hartel de Leipzig.

A coleção de partituras de MacDowell apresentadas por ePartitura não estão disponíveis em antologias impressas de sua obra e foram colocadas em domínio publico por bibliotecas de música norte-americanas. Clique em Parte 1, Parte 2 e Parte 3 para baixar as partituras da Coleção Wellesley College. Clique aqui para baixar as partituras das outras coleções.

I -Bibliografia: Naxos; Wellesley College, Columbia University.
II- Fonte das partituras: Coleção Wellesley College; outras coleções norte-americanas encontradas nas universidades norte-americanas de Indiana, Duke e Rochester.
III -Fonte da fotografia do compositor: Biblioteca do Congresso Americano.
IV - Notas:
(1) cfe. José da Veiga Oliveira;
(2) cfe. José da Veiga Oliveira;
(3) encontramos esta composição dele: Elfenspiel, Etude in E major no CD Welte-Mignon Piano Rolls, Vol. 3 (1905-1926), na NAXOS.
Advertência: as partituras e imagens incluidas neste blog econtram-se em Domínio Público, contudo o autor do blog encoraja o seu uso privado e apenas para fins de pesquisas escolares e educacionais, sem objetivo de lucro.

Nenhum comentário: