sábado, 14 de abril de 2007

F. Chopin: 2 Valsas para Piano


Frédéric François Chopin (1810-49), dedicou grande parte de sua obra ao piano, sendo impossível falar sobre o repertório pianístico sem menciona-lo. Outrossim, o compositor exerceu influência na obra de Ernesto Nazareth (1863-1934) que apreciava muito suas composições. A propósito, Cacá Machado no primeiro capítulo da sua tese de doutorado (USP), que pode ser consultada no Instituto Moreira Salles, relata o episódio narrado por Francisco Mignone (1897-1986), que aconteceu durante a passagem de Arthur Rubinstein (1887-1982) pelo Brasil, em 1918, ocasião em que o renomado pianista foi levado ao encontro de Nazareth para ouvir os seus famosos tangos brasileiros, e o compositor, contrariando as expectativas, insistiu em interpretar Chopin para o grande mestre europeu.

As partituras para piano de Valsa para Piano, B. 56, em Mi menor, (obra póstuma), estão disponíveis neste blog em duas edições, ambas publicadas por B. Schott, a primeira impressa em 1868 e a segunda impressa por volta de 1871. Para fazer o download das duas publicações clique aqui.

As partituras de Valsa para Piano, Op. 18, em Mi b, também conhecida como Grande Valsa Brilhante, estão disponíveis, neste blog, em 12 publicações de diversas casas editoras que podem ser consultadas nos textos explicativos anexados aos arquivos com as partituras. Para fazer o download das 12 partituras publicadas clique em Parte 1, Parte 2 e Parte 3.

Fonte das partituras das valsas: Chopin Early Editions - University of Chicago Library, Special Collections Research Center. Fonte da imagem do compositor: NYC Library.

Nota: as partituras e imagens incluidas neste blog econtram-se em Domínio Público, contudo o autor do blog encoraja o seu uso privado e apenas para fins de pesquisas escolares e educacionais, sem objetivo de lucro.

Nenhum comentário: