De José Mauricio são conhecidas 240 obras musicais, mas de acordo com os seus primeiros biógrafos, sua produção seria quase o dobro deste número. Esta quantidade, e a qualidade das suas obras, o tornaram um dos mais importantes compositores do Brasil, ainda colônia na época. Hoje, graças ao extraordinário trabalho da professora Cleofe Person de Mattos (1913-2002), José Mauricio é o único compositor do período colonial brasileiro cuja biografia está estabelecida, e suas obras restantes estão inteiramente catalogadas (1).
VídeoMiriam Leitão entrevista o maestro Ricardo Prado e falam sobre a história do primeiro gênio da nossa música (e do mundo), o padre José Maurício de Nunes Garcia, e Marcelo Fagerlande interpreta peças de O Método de Pianoforte do Mozart da Rua das Marrecas, 40, no Rio de Janeiro.
Ano Novo
Com este último post encerro o ano de 2007 homenageando José Maurício. Desejo um Feliz Ano Novo aos visitantes do blog. Faço votos de paz, amor, felicidade, saúde e dinheiro, extensivos a todos, inclusive familiares, amigos, companheiros e colaboradores.
Vídeo
Assista o programa comentado enquanto ele está disponível no site GloboNews (2).
Notas: (1) fonte do texto site oficial de José Mauricio Nunes Garcia; (2) para quem quer uma cópia (para uso privado), há um modo comentado no site YAHOO! Respostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário