sábado, 25 de agosto de 2007

Uruá Trio

A cantora e atriz Luciana Oliveira com os flautistas do Uruá Trio
Hoje de tarde eu liguei o televisor na TV Senado e ainda deu para assistir o programa Conversa de Músico: Corta-Jaca (Gonzaga), Rosa (Pixinguinha), Tico Tico no Fubá (Abreu), Última Inspiração - com solo de acordeon (Peter Pan), Falando de Amor (Jobim) e Escorregando (Nazareth).

Ficarei atento para assistir o programa novamente, amanhã, domingo, 26/08/2007. Para quem perdeu o programa de sábado - os horários foram: 5h e 14:30h -, aí vão os
horários do programa no domingo: 5h e 19:45h.

O Uruá Trio é formado pelos professores e músicos de Brasília, Moema Craveiro (piano digital, acordeão), Sidnei Maia e José Evangelista Jr. (flautas, Clarinete, Flautin).

A proposta do trio é realizar um repertório eclético, do erudito ao popular, abrangendo diversos períodos da história da música. Na foto a cantora e atriz Luciana Oliveira com os flautista do Uruá Trio. Fique ligado e assista Conversa de Músico com o Uruá Trio.

Foto: José Silva do Guia da Semana

Polonaise de Ernesto Nazareth

Alexandre Dias no programa
Alexandre Dias é um jovem brasiliense, pianista virtuose e concertista, que realiza um minucioso trabalho de pesquisa sobre Ernesto Nazareth. Atualmente ele colabora com o Sovaco de Cobra em uma série investigativa musical a respeito do compositor apresentando músicas raras da sua lavra.
Em 2004 Alexandre foi entrevistado no programa Conversa de Músico, da TV Senado, haja vista que ele é um dos maiores especialistas do país sobre a obra de Ernesto Nazareth e detentor do maior acervo de registros fonográficos com interpretações de peças do compositor.

No programa Conversa de Música Alexandre falou de seu entusiasmo com a música do compositor carioca, o choro e a cultura brasileira, e executou as peças Travesso e Apanhei-te Cavaquinho, além de duas peças inéditas: Catrapuz e Polonaise. Encerrando o programa, Alexandre interpretou Maple Leaf Rag, ragtime do compositor norte-americano Scott Joplin.

Francisco Mignone conta em seu depoimento sobre a obra de Ernesto Nazareth que o compositor lhe disse que Chopin era o seu autor favorito e que executava quase todas as Baladas do compositor polonês.

Clique aqui para assitir o vídeo com Alexandre Dias interpretando a peça Polonaise de autoria de Ernesto Nazareth.

domingo, 19 de agosto de 2007

Portal Domínio Público

Portal Domínio Público
Esse portal brasileiro é uma biblioteca virtual onde encontramos centenas partituras e alguns arquivos de áudio, já em domínio público ou que têm a sua divulgação devidamente autorizadas segundo informações do site.

As partituras que estão no portal são provenientes de acervos já conhecidos dos músicos que navegam pela internet. Curiosamente não encontramos nenhuma partitura de compositores brasileiros nos acervos.

Para acessar as partituras use o formulário Pesquisa Básica: em Tipo de Mídia selecione texto; em Categoria selecione Artes; clique no botão Pesquisar. Todas as partituras estão no formato PDF.

Na seção Música Erudita Brasileira encontramos oito gravações de obras de compositores brasileiros feitas pela Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense.

Carlos Gomes - Alvorada
Alexandre Levy - Werther
Alberto Nepomuceno - Aurora Luminosa
Francisco Braga - A Paz
Glauco Velásquez - Alma Minha Gentil
Luciano Gallet - Batuque, Tango
Leopoldo Miguez - Ave Libertas

Na seção Hinos Brasileiros encontramos oito gravações de quatro hinos cívicos de autoria de consagrados compositores brasileiros e de Dom Pedro I.

Francisco Braga - Hino à Bandeira Nacional
Leopoldo Miguez - Hino à Proclamação da República
Dom Pedro I - Hino da Independência
Francisco Manuel da Silva - Hino Nacional Brasileiro

Todos as gravações estão no formato MP3 com qualidade 192 kbps. Clique aqui para visitar o Portal Domínio Público.

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Chico Bororó

Francisco Mignone - fonte: FBN
Com apenas 13 anos de idade Francisco Mignone ensaiava suas primeiras composições, tocava em cinemas mudos, em pequenas orquestras populares e em serenatas. Nessa época inicial de sua carreira musical, a atividade de compositor popular não era bem-vista, de modo que para proteger-se do preconceito então existente, Mignone ocultou-se sob o pseudônimo de Chico Bororó, chegando a publicar várias obras de cunho popular com esse nome artístico.

Encontramos no Instituto Moreira Sales, no acervo José Ramos Tinhorão, duas composições instrumentais assinadas por Chico Bororó. São gravações em discos 78 rpm (álbum 13160), lançadas em 1930 pela gravadora Parlophon, ambas interpretadas pelo flautista italiano Alfério Mignone, com acompanhamento da Orquestra Paulistana.

Alfério Mignone, pai do compositor, foi um flautista renomado e, Mignone, o filho - que tinha um conhecimento íntimo da flauta -, com ele estudou e se aprimorou nesse instrumento do naipe das madeiras.

Reserve um tempo para escutar as gravações referenciadas: a primeira intitulada Céu do Rio, uma valsa; a outra, Assim Dança Nhá Cotinha, uma mazurca; clique aqui para baixar os arquivos de áudio.

Fonte das gravações: Instituto Moreira Sales
Fonte da foto: Biblioteca Nacional