terça-feira, 31 de julho de 2007

Sequenciador de Áudio/MIDI e Editor de Partituras

RoseGarden - Sequenciador de Áudio/MIDI e Editor de Partituras (LINUX)
RoseGarden é um sequenciador de áudio e MIDI, e também um editor de partituras com funções completas de composição e gravação. RoseGardem possui uma interface agradável e profissional. Usuários experientes na utilização de sequenciadores de áudio não encontrarão dificuldade em usar esse programa que atende a demanda por um software de notação musical voltado para o sistema operacional Linux.

Rosegarden roda sobre uma infra-estrutura ALSA (Advanced LINUX Sound Architeture), um servidor que reconhece praticamente todas as placas de som. Para a gravação de áudio, RoseGarden usa o sistema Jack (Jack Audio Conection Kit), um servidor de baixa latência.
Rosegarden pode processar plug-ins LADSPA (Linux Audio Developers Simple Plugin API).
Alguns plugins LADSPA são equivalentes aos plugins VST. RoseGarden usa plug-ins DSSI (Disposable Soft Synth Interface).

Leia mais sobre esse programa de código aberto no site Viva o Linux.

domingo, 1 de julho de 2007

Raras de Ernesto Nazareth

Alexandre Dias, pianista
O pianista Alexandre Dias, numa série publicada semanalmente por Zé Carlos, proprietário do blog Sovaco de Cobra, idealizador da série e criador dos textos, aborda diversas peças de Ernesto Nazareth que não estão inclusas no repertório mais divulgado do compositor carioca. Muitas delas ainda não foram registradas em gravações comerciais e algumas nem mesmo tiveram a partitura publicada por editoras. A série oferece aos visitantes do blog o áudio integral das peças produzidas e interpretadas por Alexandre. O joven brasiliense também é um competente pesquisador da obra de Nazareth e mantém o site O Rei do Choro e é o criador e moderador do grupo de discussão O Malho, dedicado a homenagear o choro, o tango brasileiro, o lundu, a polca, o samba, enfim, a música brasileira do fim do Sec. XIX e início do Sec. XX.

As músicas apresentadas na série "Raras de Ernesto Nazareth" até esta data são:

  1. Proeminente (tango brasileiro)
  2. Phantastica (valsa brilhante)
  3. Succolento (samba brasileiro)
  4. O que há? (tango brasileiro)
  5. Cruz, perigo!! (polca)
  6. Cuéra (polca-tango)
  7. Atlântico (tango)
  8. Correcta (polca)
  9. Podia ser peior (tango)
  10. Orminda (valsa)
  11. Jacaré (tango carnavalesco)
  12. Victoria (marcha)
  13. If I am not mistaken (fox-trot)
  14. Chave de ouro (tango)
  15. Divina (valsa)
Os arquivos de áudio com o excelente trabalho do brilhante pianista podem ser baixados aqui.

O Enigma do Homem Célebre – Ambição e Vocação de Ernesto Nazareth

O Enigma do Homem Célebre – Ambição e  Vocação de Ernesto NazarethCacá Machado lançou seu livro O Enigma do Homem Célebre – Ambição e Vocação de Ernesto Nazareth, no Instituto Moreira Salles, em 30/06/2007. O livro (originalmente uma tese de doutorado da USP) apresenta uma análise aprofundada de elementos musicológicos, históricos e literários que envolvem a obra do compositor e pianista fluminense Ernesto Nazareth.

A obra traz imagens inéditas do compositor e sua família e do Rio de Janeiro, além de um CD com gravação das peças “Cruz, perigo!”, “Rayon d’Or”, “Batuque” e “Floraux” interpretadas pela pianista Sonia Rubinsky.

Leia aqui o primeiro capítulo da tese.